Formas de incentivar autonomia para crianças

Aprenda aqui a incentivar a autonomia das crianças

Autonomia é a capacidade de tomar decisões por conta própria e incentivá-la nas crianças é algo muito importante. Dessa maneira elas se tornarão pessoas conscientes de que suas ações têm consequências na sociedade e conseguirão tomar decisões importantes sozinhas.

Sabemos o quão difícil pode ser para os pais e educadores abrir mão do controle e da superproteção, mas não se preocupe, pois você pode fazer isso aos poucos e com ajuda de atividades divertidas para a criança! Existem diferentes formas de incentivar a autonomia nas crianças e este post é justamente para te ajudar com isso. Continue lendo!

O que é autonomia infantil?

Primeiro vamos entender melhor o que é a autonomia infantil e suas vantagens. A autonomia infantil cumpre o papel de conscientizar a criança sobre a importância de suas decisões e ter responsabilidade sobre elas.

Esse incentivo vai muito além de apenas dar o poder de decisão para as crianças, elas precisam saber a importância dessas ações também. A autonomia se torna fundamental para desenvolver outras habilidades responsáveis para uma infância confiante e inteligente.

Ao contrário do que muitos pensam, a autonomia nas crianças pode começar a ser estimulada desde cedo, com pequenas ações rotineiras como amarrar os cadarços ou escovar os dentes sozinho. Além de se tornar independente mais rápido, ele desenvolverá uma série de habilidades importantes para a vida adulta. Veja abaixo:

  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Habilidade social;
  • Inteligência emocional;
  • Autoconfiança;
  • Autoestima;
  • Empatia;
  • Proatividade;
  • Persistência.

Por isso, incentive pequenas ações diárias e inclua os pequenos em algumas tarefas do lar. Com certeza eles se tornarão adultos bem sucedidos.

Como estimular a autonomia nas crianças?

Confira algumas dicas que trouxemos para você começar a praticar com seus filhos!

1- Use brincadeiras

Todos gostam de aprender se divertindo, principalmente as crianças, já que elas perdem o interesse por algo rapidamente. Uma das melhores formas de ensiná-las é usando brincadeiras.

Você pode criar alguma ou usar alguma já existente, uma dica bem legal é usar os próprios brinquedos da criança para isso. O importante é usá-las para de alguma forma impulsionar que as crianças façam algo sozinhas. Brincadeiras como casinha, construção e jogos de mesa incentivam a tomada de decisão e o raciocínio lógico, por exemplo.

Você pode encontrar alguns brinquedos muito divertidos e interativos na BestPlay. Vale a pena dar uma conferida.

2- Permita que ela faça escolhas

É preciso entender que o poder de escolha, quando bem aplicado, não é prejudicial às crianças, mas sim benéfico. A melhor forma de se fazer isso é de maneira gradual, para que a criança crie confiança em suas escolhas.

Você pode iniciar o processo de autonomia da criança, com pequenas ações, como limitar as opções de escolha dela, por exemplo, e dando orientações, mas sempre deixando com que ela tome a decisão final. Assim a criança começará a entender que ao optar por uma coisa, automaticamente terá que abrir mão da outra, isso gerará aprendizados à criança para a vida toda.

3- Inclua a criança nas tarefas

A maioria das crianças adora ajudar nas atividades do dia-a-dia, isso faz com que elas se sintam capazes e maiores do que realmente são. Por isso, crie situações para que as crianças tenham oportunidades de ajudar no que for possível, como por exemplo, colocar a pia na louça e arrumar a própria cama.

Dessa forma elas se sentirão parte de um todo, terão sua autoestima elevada e seu senso de capacidade impulsionado.

4- Adapte os ambientes

Um grande problema que as crianças encontram na hora de ajudar os pais é que tudo ao seu redor é muito maior que ela. Pensando nisso, que tal adaptar algumas partes da casa para ela se sentir mais independente?

O método Montessori, criado pela médica e educadora Maria Montessori, acredita que é necessário adaptar os ambientes para a criança ser mais autônoma. Tente modificar algumas áreas da sua casa para que a criança tenha uma maior facilidade no desenvolvimento de sua autonomia. Você pode:

  • Colocar os utensílios de cozinha que ela irá usar na parte de baixo do armário
  • Arrumar suas roupas do dia a dia em gavetas mais baixas para que ela tenha fácil acesso
  • Criar mini escadas para que ela consiga subir e descer na própria cama sozinha
  • Usar mini escadas para que ela consiga alcançar a pia do banheiro e a pia da cozinha

A autonomia da criança depende muito da sua liberdade de realizar as coisas sozinha, desse modo comece colocando os utensílios de cozinha que seu filho pode usar na parte de baixo do armário, ou então arrumar o armário do pequeno de maneira que ele consiga achar as peças sozinho.

Você também pode usar mini escadas para que elas possam alcançar as pias. Outra dica legal é montar um quarto adaptado ao tamanho de seu filho para que ele possa ter um espaço só dele em casa.

Sabe onde você pode encontrar um mobiliário infantil super legal e lúdico? Isso mesmo na BestPlay!

Deixe um comentário