Brincadeiras com crianças no parquinho

Segurança das crianças no parquinho

O momento de ir ao parquinho costuma ser de muita alegria para as crianças, já que é a hora em que elas estarão ao ar livre, com outras crianças e podendo gastar toda a sua energia.

Até os adultos costumam ficar felizes quando se fala em ir ao parquinho porque vão sair de casa e estar em contato com outros responsáveis, que também estão levando os pequenos para se distrair.

É claro que as crianças podem aproveitar os brinquedos que o parquinho tem, mas também é possível curtir outras brincadeiras e aqui estão algumas propostas. Com elas, a diversão será maior ainda!

Brincadeiras para fazer estando no parquinho

Há algumas brincadeiras bem divertidas que as crianças podem fazer ao ar livre, com outros coleguinhas. São elas:

1. Pique-cor

Uma vez que costuma haver bastante cor no parquinho e que as próprias crianças têm cor em suas roupas, essa é uma brincadeira que causa bastante diversão.

Um dos pequenos é o “líder” da vez e ele tem de escolher qualquer cor que ele desejar. Uma vez que isso é feito, as demais crianças têm de tocar o mais rápido que elas puderem em qualquer coisa naquela cor, podendo ser até na sua roupa.

Aquele que não conseguir fazer isso acaba sendo o “líder” da próxima rodada e essa é uma excelente brincadeira para ajudar as crianças a entender as cores.

2. Pega-pega

O pega-pega é uma brincadeira bastante básica e que as crianças costumam aprender bem cedo, trabalhando basicamente a sua velocidade.

É preciso que uma das crianças “pegue” as demais, sendo a vencedora quando tiver tocado todos os seus colegas.

Nem todos os adultos gostam que as crianças brinquem de pega-pega quando estão em casa por causa dos riscos de derrubar algo, mas o parquinho é o lugar perfeito para essa brincadeira.

3. Caça ao tesouro

Essa brincadeira pode ser feita apenas entre as crianças ou com a ajuda de um adulto e se baseia em esconder alguns itens pelo jardim, sendo eles os tesouros.

As crianças podem procurar por esses itens sozinhas ou criar grupos ou duplas, sendo os vencedores aqueles que encontrarem mais tesouros.

Uma dica importante é que, se o parquinho for muito extenso, deve-se estabelecer que a brincadeira só acontece até X brinquedo. Assim, não levará tanto tempo para que as crianças encontrem os tesouros e elas não ficarão entediadas.

4. Amarelinha

A amarelinha é bem conhecida da maioria das crianças e a parte boa é que, em muitos parquinhos, ela está pintada no chão.

Sendo assim, fica ainda mais simples brincar disso, sendo uma ótima maneira de os pequenos treinarem o seu equilíbrio.

Como a maioria sabe, o foco dessa brincadeira é fazer com que as crianças vão pisando dentro dos quadrados, sem tocar nas linhas, até chegar ao “céu”. Além disso, elas têm de pular usando um pé de cada vez.

5. Avião de papel

É possível fazer diversos aviões de papel e estimular os pequenos a jogá-los o mais longe que puderem. Assim, aqueles aviões que planarem até uma distância maior serão os vencedores.

Além de ser divertida, essa é uma brincadeira que vai ajudar os pequenos a aprender o quão necessário é limpar tudo após brincar. Afinal, é preciso que o adulto os estimule a recolher todos os aviões de papel antes de ir embora.

6. Múmia

Essa é uma ótima brincadeira para ajudar as crianças a exercer maior controle corporal e é basicamente a mesma coisa que brincar de estátua. Assim que alguém gritar “MÚMIA”, essas crianças têm de ficar paradas, sem perder o equilíbrio e sem se mexer.

A pessoa que vai verificar se alguma das “múmias” se mexe pode ser outra criança ou pode ser um adulto e é claro que aquela que se mexer, perde.

Para que se torne uma brincadeira mais legal, dá para deixar as crianças dançando e, em determinado momento aleatório, grita-se “MÚMIA”. Assim, os pequenos terão de ficar na posição em que foram paralisados.

7. Esconde-esconde

Essa brincadeira dá certo apenas se houver possíveis esconderijos no parquinho. A sua dinâmica é bastante simples: é só alguém contar, de olhos fechados, enquanto os demais se escondem em qualquer espaço que quiserem.

Para ser mais fácil encontrar todas as crianças, é indicado determinar antes um perímetro, ou seja, um limite para até onde elas podem se esconder.

Conhece mais brincadeiras para parquinho? Comente abaixo e não deixe de visitar o blog da BestPlay para ver ainda mais diversão para as crianças!

Deixe um comentário