4 brincadeiras folclóricas para fazer com as crianças

Brincadeiras Infantis

Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas brincadeiras infantis. E o mais curioso dessas brincadeiras é que os nomes podem mudar com o passar do tempo, mas a sua essência continua a mesma.

As brincadeiras são bastante utilizadas na educação infantil, pois além de divertirem, estimulam a cognição, a coordenação motora, a criatividade, a concentração e a interação social das crianças.

Comemorado no dia 22 de agosto, o Dia do Folclore é uma data que não pode passar em branco dentro da sala de aula. Pensando nisso, nós, da Bestplay, selecionamos 4 brincadeiras folclóricas para você aplicar com a sua turma. Vamos lá?

1. Corre Cotia

Você lembra desta canção?

“Corre cotia, na casa da tia. Corre cipó, na casa da avó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu coração. Posso jogar? Não! Ninguém vai olhar? Não. Joguei.”

Diga aos seus alunos para sentarem em roda no chão. Eles devem cantar essa música enquanto um voluntário corre em volta da roda. Ao som da melodia, ele deve colocar uma bola ou outro objeto nas costas de uma criança qualquer.
O aluno escolhido com esse objeto atrás das costas deve se levantar e tentar pegar aquele que o colocou, antes que este complete a volta na roda e sente no lugar dele. Se este não conseguir, deverá pagar uma prenda, como imitar uma galinha choca no centro da roda.

Divertido, né? Essa brincadeira é uma ótima ideia para entreter as crianças na sala de aula e proporcionar descontração entre os pequenos.

2. Elefantinho colorido

Nesta brincadeira folclórica você deve escolher um aluno para comandar. Ele deve ficar de frente ao restante da turma e gritar: “Elefantinho colorido!”. A turma junta responde: “Que cor?”. Quem comanda diz o nome de uma cor. Em seguida, todas as crianças correm para encostarem em qualquer objeto que seja dessa cor.

Enquanto isso, quem comanda também corre, mas, para tentar alcançar alguma criança antes que a mesma encoste em algo que seja dessa cor. Se a criança que comanda conseguir pegar alguma criança antes, então esta sai da brincadeira. Ganha quem conseguir ficar no jogo até o final.

O ideal é que essa brincadeira seja feita em ambientes espaçosos e com uma variedade maior de cores para as crianças explorarem. Um bom exemplo são os parquinhos e playgrounds, lugares abertos para os pequenos correrem e buscarem pelas cores faladas nas brincadeiras!

Agora, se o espaço que você tem disponível é pequeno, a dica é optar pelos playground de plástico, que são bem coloridos e podem gerar diversas brincadeiras divertidas, além desta, é claro. Para isso, conheça todas as vantagens de ter um playground de plástico para crianças.

3. Cama de gato

Essa é uma brincadeira que utiliza um barbante. Uma criança deve traçar um barbante entre os dedos das duas mãos, com o polegar ficando de fora e formando figuras variadas (como estrela, círculo, quadrado, etc). As demais crianças se revezam para tentar retirar com cuidado o barbante da mão do colega e não desfazer a figura escolhida por ele.

4. Cadê o toucinho que estava aqui?

Você lembra desta música?

“Cadê o toucinho que estava aqui? O gato comeu. Cadê o gato? Foi para o mato. Cadê o mato? O fogo queimou. Cadê o fogo? A água apagou. Cadê a água? O boi bebeu. Cadê o boi? Está amassando o trigo. Cadê o trigo? A galinha espalhou. Cadê a galinha? Está botando ovo. Cadê o ovo? O frade comeu. Cadê o frade? Está na missa. Cadê a missa? Está na caixinha. Cadê a caixinha? Está no rio abaixo e foi parar aqui.”

Para iniciar a brincadeira, aponte uma criança para começar a brincadeira. Esta deve escolher um coleguinha e segurar a mão dele, com a palma virada para cima e com o dedo indicador tocando o centro da mão, fazendo a primeira pergunta até a última, sempre esperando que ela responda. Caso quem estiver respondendo errar, escolhe-se outro.

Essa brincadeira termina com a criança que estava comandando fazendo cócegas debaixo do braço da outra ao responder que “foi parar aqui”.

Gostou de conhecer as 4 brincadeiras folclóricas para fazer com as crianças? Agora, deixe um comentário para nós, sugerindo mais brincadeiras!

Deixe um comentário