Brinquedoteca hospitalar: tudo o que você precisa saber para montar uma

brinquedoteca hospitalar
brinquedoteca hospitalar

Fonte: Hospital Albert Einstein

A brincadeira, além de ser um momento de diversão, é também necessária para o desenvolvimento social e cognitivo infantil. Por isso, cada vez mais se reforça a importância da brinquedoteca hospitalar para humanizar o atendimento pediátrico e auxiliar os pequenos a passar por momentos difíceis.

Como é de se esperar, uma brinquedoteca hospitalar precisa de estrutura e cuidados especiais para atender as crianças e seus familiares. Confira as nossas dicas e saiba como montar uma brinquedoteca em ambientes hospitalares.

A importância da brinquedoteca no hospital pediátrico

brinquedoteca para crianças em hospital

Fonte: Pinterest

Desde 2005, a Lei Federal nº 11.104 determina que todos os hospitais que fornecem atendimento pediátrico em regime de internação devem possuir uma brinquedoteca para uso das crianças e de seus acompanhantes. O espaço precisa contar com brinquedos, livros e jogos educativos à disposição dos pacientes.

A iniciativa surgiu com a intenção de humanizar o tratamento pediátrico e estimular atividades lúdicas, tornando o período de internação mais agradável para os pequenos. Ou seja, a brinquedoteca hospitalar deve ser um ambiente livre de tensão, onde as crianças podem brincar e socializar com outras crianças e seus familiares.

Além disso, as atividades propostas na brinquedoteca ajudam a estimular o desenvolvimento da criança que já está afastada de suas atividades escolares, e dessa forma ela não é prejudicada em seu aprendizado.

Como montar uma brinquedoteca hospitalar?

brinquedoteca hospitalar bem planejada

Fonte: USP

A brinquedoteca deve representar um universo mágico e divertido para os pequenos, mas acima de tudo, deve ser um ambiente organizado e seguro. Portanto, você precisará dar atenção especial às regrinhas a seguir:

Cuidados que se precisa ter

Escolha um espaço que esteja em boas condições e que seja seguro. Assegure-se que o local seja acessível para as crianças com dificuldade de locomoção;

Opte por móveis para brinquedoteca com bordas arredondadas, o que evita machucados e acidentes;

Invista na decoração lúdica e criativa, utilizando acabamentos coloridos e/ou temáticas com personagens infantis;

Revista o chão com pisos para playground, como os emborrachados e de grama sintética.

Rotina de higienização

Por ser um ambiente onde há interação com adultos, isso pode facilitar a transmissão de bactérias que podem agravar os quadros de crianças hospitalizadas. Confira algumas dicas para higienização e desinfecção da brinquedoteca hospitalar e dos brinquedos:

  • antes de abrir a brinquedoteca, realize a limpeza geral do local com hipoclorito de sódio, água e detergente. Após, lembre-se de passar álcool a 70% e deixar secar livremente.
  • disponibilize um recipiente com álcool gel na porta de entrada para que as pessoas higienizem suas mãos antes de entrar. É importante deixá-lo a uma altura que facilite o alcance das crianças.
  • limpe todos os brinquedos diariamente com água e sabão. Após enxugar, deve-se aplicar álcool 70%.
  • brinquedos utilizados por crianças que espirram, expelem secreções ou que foram isoladas, devem ser imersos por 30 minutos em solução de hipoclorito de sódio. Depois, precisam ser lavados com água e sabão, enxugados, friccionados com álcool 70% e deixados para secar livremente.
  • brinquedos utilizados por bebês ou crianças pequenas não podem ser compartilhados.

Como escolher brinquedos para brinquedoteca?

Uma brinquedoteca hospitalar não é muito diferente de qualquer outra brinquedoteca: o importante é ter muitos brinquedos e atividades para o entretenimento dos pequenos. Quando você for escolher os brinquedos para brinquedoteca, é preciso levar em consideração a faixa etária das crianças que frequentarão o local e ter opções adequadas para todos.

Aqui na Bestplay você encontra kits completos com diversos brinquedos e móveis para deixar a sua brinquedoteca muito divertida e funcional.

Confira outros posts sobre o assunto que podem ajudar você:

Viu como montar uma brinquedoteca hospitalar não é tão difícil quanto parece? Seguindo essas dicas você cria um espaço seguro, divertido e higiênico.

Deixe um comentário