Como montar um cantinho de brincar em casa

Cantinho de brincar em casa
Cantinho de brincar em casa
Freepik

Para quem tem apenas um filho já é complicado organizar e delimitar o espaço para as brincadeiras sem que o quarto, a sala ou a casa inteira seja tomada de brinquedos. Com mais de um filho, a situação fica mais caótica ainda, não é verdade?

Pensando nisso, nós, da Bestplay, separamos algumas dicas de como montar um cantinho de brincar em casa com segurança, organização, conforto e mobilidade para a criançada. Vamos lá?

1.    Escolha o local

O primeiro passo é escolher o melhor local para montar o cantinho de brincar em casa. O ambiente da criançada pode ser montado em qualquer cômodo: no quarto, na sala, no quintal ou na varanda.

Porém, o melhor lugar é aquele onde os pequenos possam soltar a imaginação e brincar com mais tranquilidade e mobilidade, saindo de locais que sejam  de circulação de adultos e longe de ambientes perigosos. Para quem tem um quarto a mais na casa, a dica é montar ali um cantinho exclusivamente de brincar. Isso pode facilitar a hora de dormir, por exemplo, já que o lugar terá menos distrações para manter os pequenos acordados.

É muito importante considerar a idade da criança na hora de definir o local. Menores de 10 anos precisam de monitoramento constante, e o ideal é que eles fiquem em um espaço de fácil visualização dos pais.

2.    Defina o piso

Piso EVA
Pinterest

A escolha do piso é fundamental para a montagem de um cantinho de brincar dentro ou fora de casa. Procure por opções de pisos antiderrapantes, como os de EVA para ambientes fechados. Além de ser um piso seguro e confortável, a EVA também é considerada uma peça de brinquedo, pois elas podem ser destacadas, desmontadas e montadas com facilidade.

Outra opção de piso são os tapetes felpudos. Eles são muito usados em cantinhos de brincar. Sua superfície é muito confortável para brincar e ainda decora o ambiente.

3.    Pense no conforto e na segurança

Já que estávamos falando sobre piso confortável, invista também em almofadas e pufes para que os seus filhos possam receber os amiguinhos para brincar em um ambiente mais acolhedor.

Não esqueça de adaptar o espaço de brincar com protetores de canto de móveis, tampões de tomada elétrica e portões de proteção perto das escadas. E, claro, lembre-se de instalar telas de proteção em todas as janelas e na varanda.

4.    Pense na organização

Organização
Pinterest

Mães e pais sabem que manter todos os brinquedos em ordem não é uma tarefa fácil. Portanto, adquira alguns objetos que possam ajudar na arrumação diária, como caixas organizadoras, nichos e prateleiras.

Uma ótima dica é incentivar os seus filhos a colocarem os brinquedos no lugar correto depois da diversão. Por isso, ajude-os a separar os objetos por tipo, tamanho ou cor em lugares diferentes. Assim eles também irão começar a trabalhar desde cedo a organização!

Você pode gostar: como organizar brinquedos em prateleiras: 5 dicas úteis!

5.    Defina os móveis      

Os móveis para um quarto de brincar devem ser funcionais, mas também devem causar curiosidade e interesse para as brincadeiras das crianças.Você pode colocar prateleiras com livros e brinquedos na altura das crianças, mesinhas dobráveis, um quadro para pintar e escrever, uma cabana, um baú para que elas possam brincar de “caça ao tesouro” e até uma piscina de bolinhas!

Por isso, use a sua imaginação para montar um cantinho de brincar em casa! Confira também o nosso blog, que conta com diversos post sobre decoração, dicas e brincadeiras! Até a próxima!

1 Comentário
  1. Sou avó e serei bisavó em julho/22. Queria transformar uma suíte que tem 3:30x 3:00 + banheiro em um quarto de brinquedo para os meus dois bebês que terão em julho/22 mais ou menos 9 meses e o outro 2 meses. Com brinquedos, lugar para cochilos, um assento retangular para pessoas que estiveram por perto, com almofadas, piscina de bolinhas, entre outros.

Deixe um comentário