Como organizar brinquedos em prateleiras: 5 dicas úteis para por em prática!

Como organizar brinquedos em prateleiras: 5 dicas úteis para por em prática
Como organizar brinquedos em prateleiras: 5 dicas úteis para por em prática

Fonte: Mptres

O quarto das crianças costuma ser um cantinho especial para elas. Assim como nós, para elas este é um refúgio onde é possível brincar, estudar e sonhar. Porém, nem sempre isso é sinônimo de organização!

Por isso, é importante ensiná-las a manter a organização de seus quartos, começando pelos brinquedos. Mas calma! Nós vamos ajudar você a realizar essa missão utilizando prateleiras. De fácil acesso e muito práticas para arrumar tudo do jeito que você e seu pequeno quiserem! Olha só como organizar brinquedos em prateleiras com 5 dicas úteis!

1 – Fazer uso de caixas e cestinhos

Brinquedos organizados em caixas e cestinhos

Um jeito muito prático de manter tudo em ordem na prateleira dos brinquedos é utilizar caixas organizadores e cestinhos. Você pode separar os objetos como quiser, criando categorias. Por exemplo: brinquedos novos, brinquedos antigos, bonecas, carrinhos, bichinhos de pelúcia. É legal etiquetar os compartimentos para ficar mais fácil na hora de procurar.

2 – Pensar na acessibilidade

Principalmente para prateleiras muito altas, é interessante pensar em quais objetos e brinquedos são mais usados no dia a dia e deixá-los nos andares de baixo. Objetos que são apenas decorativos, por exemplo, podem ficar na última prateleira, bem em cima. Outro cuidado é deixar mais alto brinquedos que ainda não estão na faixa etária da criança, que só serão usados daqui alguns anos ou, ainda, com a supervisão de um adulto.

O legal de deixar nas prateleiras mais baixas os brinquedos mais usados pelos pequenos é que, assim, eles mesmos podem guardá-los depois.

3 – Materiais de estudo

Para materiais como livros, cadernos e demais escolares (lápis de cor, canetinhas, estojos), o interessante é criar um espaço na prateleira só para eles. Pode ser um andar inteiro ou somente um canto, mas que fiquem bem expostos e ao alcance dos pequenos. Deixar nas prateleiras mais altas apenas os livros usados com menos frequência.

Se possível, a ideia de ter uma prateleira separada, somente para materiais de estudos, traz mais organização ao ambiente, pois separa dois mundos: o de lazer, a prateleira dos brinquedos, e a hora dos estudos, a prateleira de materiais e livros.

4 – Separar brinquedos para doação

Antes de começar a organizar os brinquedos e objetos nas prateleiras, chame os seus pequenos para vocês começarem a limpeza juntos! Separem quais são os brinquedos que não são mais usados e que podem ser doados. Isso não só ajuda na organização, como passa um valor muito importante de empatia com as crianças carentes.

5 – Peça a opinião dos seus filhos

Para organizar a prateleira de brinquedos, pergunte aos pequenos o que eles acham: como eles preferem que sejam as categorias das caixas e cestinhos, quais brinquedos eles mais usam, como preferem a disposição e assim por diante. Com isso, a organização ficará boa para ambos os lados, adultos e crianças, e motivará o hábito de manter tudo no lugar por muito mais tempo!

Agora ficou mais fácil deixar tudo bonito e arrumado, não é? As prateleiras ficam ótimas em qualquer ambiente. Para uma organização ainda mais completa, confira como organizar brinquedos com pouco espaço!

Deixe um comentário