Como montar um cantinho para estudar?

Como montar um cantinho para estudar?

Morar em um ambiente agradável e que funcione bem em todos os aspectos é o desejo da maioria das pessoas, especialmente as que precisam usar algum cômodo para estudar.

A pandemia da Covid-19 ampliou de forma considerável a necessidade de ter um local dentro de casa para a realização de tarefas estudantis, isso porque, durante muitos meses, o desempenho escolar foi analisado de forma remota.

Ainda que as coisas tenham se normalizado, o hábito de estudar em casa permaneceu, e hoje é fundamental ter um cantinho dedicado para essa prática, visto que, usar a mesa da cozinha não é a melhor escolha para aumentar o desempenho.

O ideal é que a criança ou o adolescente tenham um local próprio para estimular a criatividade e evitar a desordem que pode influenciar de forma negativa na capacidade de aprendizagem.

Neste conteúdo vamos te ensinar como montar um cantinho para estudar de forma funcional e que não atrapalhe o andamento do lar. Vem com a gente!

Como ter um cantinho de estudos em casa?

Antes de tudo, você deve se planejar, tanto no que diz respeito ao local, quanto financeiramente para as necessidades desse novo ambiente. No entanto, ter um cantinho para estudar pode custar bem menos do que você imagina.

Em termos de investimento é fundamental considerar a compra de uma mesinha ou escrivaninha e de uma cadeira confortável. Os demais elementos são os itens de decoração e organização, ou seja, envolvem mais a criatividade do que o valor em si.

O cantinho de estudos pode ser dentro do próprio quarto da criança, ou em um cômodo separado, caso seja possível. O ideal é que ele esteja separado da televisão e demais distrações.

É importante também se atentar à iluminação natural, isto é, escolher um local próximo a janela. Se isso for um problema, você pode adquirir uma luminária de piso ou um abajur pequeno e colocá-lo ao lado da mesa.

Outra questão importante é a cor da luz. As luzes amareladas tendem a provocar um maior relaxamento e, por essa razão, não devem ser escolhidas para este tipo de projeto. É favorável a escolha de luzes brancas pois estimulam mais o desempenho.

Por fim, você deve optar por um ambiente silencioso, longe de músicas altas e demais barulhos que atrapalhem na concentração.

Quais são os itens que não podem faltar no cantinho para estudar?

Com o local determinado e a iluminação ideal, chegou o momento de investir nos itens que não podem faltar no cantinho para estudar. Vamos conhecê-los?

Bancada, escrivaninha ou mesa

Esse é o item mais importante, é nele que o seu filho irá manter os livros, cadernos e o computador para estudo.

É fundamental que ao optar por uma bancada, escrivaninha ou mesa, ela tenha espaço suficiente para a organização.

No caso de bancada, ela deve ter no mínimo 50 cm de profundidade x 1,20 m de largura x 80 cm de altura. Mas caso você não tenha possibilidade para isso, pode apostar em prateleiras que acoplam os objetos, deixando a mesa mais livre.

Uma outra opção é adquirir uma escrivaninha com bastante gavetas. Desta forma, você ganha espaço e ainda pode acomodar mais coisas sem precisar ocupar a parte de cima.

Lembre-se que a organização é fundamental para que o foco seja somente no estudo. Por isso, é imprescindível arrumar os materiais após as horas de estudo.

Cadeira

A cadeira escolhida deve ser confortável e ergonômica, isto é, precisa dar sustentação às costas e à região lombar, permitindo que a criança estude por longos períodos sem sentir dores.

É importante ter atenção a altura da cadeira, Ela deve ser compatível com a criança, ou seja, permitindo que os pés sejam apoiados firmemente no chão.

Além disso, os cotovelos também precisam estar posicionados na altura da mesa e a postura alinhada para prevenir futuros problemas de coluna.

Prateleiras

As prateleiras podem auxiliar na organização do ambiente, servindo para a acomodação de livros e cadernos.

Você pode optar por uma grande ou várias pequenas. Existem muitas alternativas no mercado, e a escolha deve ser com base na sua necessidade.

Como manter a organização do seu cantinho de estudos?

Além dos itens essenciais, como mencionamos, a organização é o pilar para um bom desempenho. Por isso, os itens abaixos podem ajudar nessa missão:

  • Caixas organizadoras: são excelentes opções para a organização dos objetos. Livros que são menos utilizados, cadernos antigos, materiais de reposição, entre outras coisas que não precisam estar na mesa o tempo todo;
  • Calendário de parede: ter um calendário à vista é muito importante para que o estudante não perca as datas importantes como as provas e eventos no colégio, por exemplo;
  • Quadro interativo: além do calendário, ter um quadro na parede ou apoiado na bancada no qual é possível fazer anotações é essencial. Alguns dispõem de canetas e apagadores e até podem ser utilizados com imãs ou colagem de post-its, facilitando a retirada quando não for mais necessário.

Monte agora mesmo o cantinho de estudos ideal!

Montar um cantinho de estudos não é tão difícil, não é mesmo? O importante é atentar-se aos pontos essenciais e acima de tudo, ser bem organizado. Seguindo estes dois passos, não há como errar.

É fundamental que o ambiente fique aconchegante, proporcionando maior concentração para a criança.

Aqui na BestPlay, temos excelentes opções que vão te ajudar a decorar o cantinho de estudos do seu filho. Acesse o nosso site e confira!

Deixe um comentário