Como montar uma creche: tudo o que você precisa saber!

Como montar uma creche
Como montar uma creche

Pixabay

Está pensando em abrir um negócio em 2019? Uma boa opção com bastante procura atualmente é montar uma creche para atender a pais que trabalham fora o dia inteiro e precisam de um lugar confiável e seguro para deixar os seus filhos durante o dia.

A seguir, nós, da Bestplay, responderemos às principais dúvidas para você saber como montar uma creche. Vamos lá?

O mercado das creches

Com o significativo aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, o segmento de creches está em crescente expansão. Mas, como em qualquer outro empreendimento, é fundamental fazer pesquisas de mercado e também um plano de negócios para avaliar a concorrência dentro da sua região e outros pontos importantes antes de montar qualquer empresa.

Comece a montar a sua estratégia para definir quais serão os diferenciais do seu negócio em relação aos demais do mesmo segmento. Pode ser um atendimento mais personalizado para crianças com necessidades especiais ou um método educacional específico, diferente do tradicional, por exemplo.

Localização

Procure por um local que seja atrativo para os pais, próximo a estacionamentos ou a ruas tranquilas, com facilidade de acesso e transporte público na porta.

O espaço deve ser legalizado e possuir os serviços básicos de água, luz, saneamento básico e telefonia. Este lugar também deverá ser arborizado, com ventilação e estrutura adequada para as crianças, longe de áreas de risco de alagamentos, de contaminação ou de violência.

Estrutura física

Você deve adquirir mobília e equipamentos necessários para atender bem às crianças de sua creche. Se você vai receber bebês, deve ter um espaço para o berçário.

Lembre-se de colocar filtros ou bebedouros, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado para o período do verão. Televisão, jogos didáticos e área ao ar livre com brinquedos são importantes para o entretenimento e ensino.

Será preciso fazer adaptações no local para a segurança das crianças, como colocar corrimão nas escadas, pisos antiderrapantes nos degraus, tela de segurança ou grades em janelas, trava de segurança interna nas portas, banheiros de acesso exclusivo das crianças e playgrounds adaptados, segundo as exigências da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Atribuições das creches

De uns anos para cá, as creches passaram a exercer também um papel educacional. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), as creches devem oferecer educação infantil para crianças de até três anos de idade. Já para a faixa de quatro e cinco anos, o MEC intitula o ensino como pré-escola.

O papel da creche vai além do cuidado físico e da preocupação com a higiene, atendendo a outros requisitos fundamentais como o desenvolvimento da linguagem, social, emocional e cognitivo da criança.

A instituição deve proporcionar momentos de interações, socialização, dramatizações, contação de histórias e atividades que exploram as expressões sonoras e corporais, como a música.

Para saber mais, indicamos a leitura do Manual de Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças, redigido pelo Ministério da Educação.

Você também pode gostar de ler sobre as atividades e brincadeiras para crianças de 5 anos que estimulam a criatividade. Até o próximo post!

Deixe um comentário