Cuidados para ter com as crianças no playground

Crianças brincando em playground

O momento de as crianças irem para o playground é sempre de muita alegria para elas e até para os adultos, que podem respirar um pouco fora de casa. Porém, é importante ficar atento à proteção dos pequenos.

Infelizmente, é bastante comum que as crianças acabem se machucando enquanto estão brincando no playground, além de haver outros tipos de perigos, como adultos mal-intencionados.

Portanto, para deixar seu pequeno brincar sem correr perigo, confira agora os principais cuidados a ter durante esses momentos de diversão.

Verificar se o playground é seguro

Mesmo que se trate de um parquinho de condomínio, nem sempre esses lugares recebem toda a manutenção necessária. Por isso, é importante que o adulto verifique primeiro como estão as condições desses brinquedos: estão enferrujados demais? Há pregos que possam espetar os pequenos?

Também é interessante avaliar se é um lugar limpo ou se há acúmulo de embalagens e de água parada, o que pode gerar contaminação e colocar a saúde do pequeno em risco.

Manter a criança em seu campo de visão

Infelizmente, é necessário apenas um minuto sem visualizar a criança no playground para que ela seja levada por alguém. Portanto, é fundamental que o adulto não se distraia e que esteja sempre vendo onde ela está.

Em parquinhos nos quais as mães se conhecem, como nos playgrounds de condomínio, é bem comum que elas façam um revezamento, prestando atenção aos filhos das outras também.

Entretanto, mesmo com essa rede de apoio, é importante que o responsável pela criança esteja com ela sempre em seu campo de visão, como garantia.

Não deixar a criança usar algo que possa enroscar

Muitas crianças usam correntes infantis ou mochilinhas, mas esses são acessórios que podem ficar presos aos brinquedos, gerando um acidente. Aliás, eles até podem servir para que alguém mal-intencionado arraste a criança.

Por isso, é interessante que ela não esteja usando nada disso: nada que possa enroscar e nada que possa ser segurado por outra pessoa.

 

Passar protetor solar

Os dermatologistas deixam claro que o ideal é que a exposição ao sol aconteça somente antes das 10h da manhã ou, se for o caso, depois das 16h. Mesmo nesses horários, contudo, é preciso aplicar protetor nos pequenos.

Vale a pena falar com o pediatra para saber qual é o fator de proteção ideal para a pele do pequeno, pois apenas com o FPS certo é que o bloqueio dos raios solares acontece de verdade.

Além disso, se a criança suar muito ou se ela for ficar muito tempo no playground, é importante que esse protetor seja reaplicado.

 

Cabelo preso reduz a possibilidade de piolhos

Sempre que há muitas crianças reunidas, como em um parquinho, é comum que haja transmissão de piolhos e esse é um problema trabalhoso de ser tratado, principalmente se o cabelo é comprido.

Portanto, para evitar isso e deixar o pequeno curtir o playground até com mais conforto, o ideal é que ele esteja com o cabelo preso. Se possível, é mais eficiente fazer um rabo de cavalo e um coque, usando grampos para garantir que esteja bem fixo.

Evitar que haja uma mistura de faixa etária

É preciso lembrar de que, conforme as crianças crescem, a sua força física tende a aumentar. Por isso, deixar as crianças pequenas brincarem com aquelas que são muito mais velhas pode aumentar os riscos de algum machucado, mesmo que não seja intencional.

Portanto, o ideal é garantir que as crianças brinquem apenas com aquelas que têm uma faixa etária semelhante à delas.

Hidratação sempre

É claro que, enquanto estão brincando no playground, os pequenos não querem ficar parando para ingerir líquido, mas é extremamente importante fazer isso, inclusive nos dias mais frios.

Sendo assim, o adulto deve sempre levar suco, água ou até leite e oferecer à criança de tempos em tempos, ainda que seja preciso ir até ela, no meio da brincadeira.

A respeito da alimentação, é fundamental que essa criança tenha comido mais ou menos 1h30 antes de ir ao playground. Assim, ela estará alimentada, mas não correrá o risco de passar mal por estar com o estômago cheio.

Ensinar a criança a não brigar

O parquinho não é apenas um local para as crianças brincarem, mas também para que elas exercitem a convivência com as outras. Por isso, é uma excelente chance para se ensinar os pequenos a não brigar.

Gostou das nossas dicas para curtir o playground com segurança? Venha ler muito mais no blog da BestPlay!

Deixe um comentário