Como manter a segurança das crianças no parquinho?

Segurança das crianças no parquinho

Uma das principais atividades da criançada, especialmente em finais de semana e períodos de férias escolares, é brincar no parquinho.

O espaço no playground é excelente para que as crianças gastem energia, socializem, aprendam a importância do trabalho em equipe e ainda explorem as mais diversas brincadeiras, além de contribuir diretamente para a coordenação e a mobilidade.

No entanto, os pais e responsáveis costumam se preocupar bastante com a segurança dos pequenos, já que o parquinho tem brinquedos de todos os tipos e tamanhos.

Pensando nisso, neste artigo, deixamos algumas dicas de como manter a segurança das crianças no parquinho, para que possam brincar com mais cautela e manter os adultos despreocupados. Vamos lá?

Como brincar no parquinho ajuda no desenvolvimento infantil?

Antes de falarmos sobre as dicas de segurança nos playgrounds, é fundamental destacarmos o quanto brincar no parquinho pode ajudar no desenvolvimento infantil.

Os pequenos precisam de experiências com outras crianças para entenderem aspectos como socialização, respeito às regras, participação em atividades em grupos e ainda desenvolverem habilidades físicas.

Durante as brincadeiras no parquinho, as crianças interagem de formas diferentes e com isso, aprendem também a dividir os brinquedos e os espaços de lazer, respeitando a vez do amiguinho.

Além disso, a diversão no playground também auxilia para o trabalho da coordenação motora, fazendo com que os pequenos dominem movimentos corporais, aprendam mais sobre equilíbrio e ainda exercitem habilidades que aumentam a agilidade e resistência.

5 dicas para manter a segurança das crianças no parquinho

É comum que as crianças aproveitem o tempo brincando nos playgrounds, especialmente em dias mais quentes. Contudo, é fundamental que enquanto a brincadeira acontece, os pais e responsáveis fiquem de olho para priorizar pela segurança dos pequenos.

Veja abaixo, 5 dicas para manter a segurança das crianças no parquinho.

1. Atente-se às roupas e acessórios da criança

Antes de iniciar a brincadeira, é importante que a criança esteja trajada com roupas apropriadas para passar o dia no parque. Isto quer dizer que, é fundamental evitar chinelos que possam fazer com que ela escorregue e caia, acessórios como brincos, colares e pulseiras que podem enroscar nos brinquedos.

Além disso, é importante escolher a roupa ideal para o clima e utilizar protetor solar para evitar a insolação no fim do dia.

2. Certifique-se que as regras estão sendo empregadas

Os playgrounds são projetados para incentivar a interação social, a imaginação e as brincadeiras ao ar livre. Entretanto, isso não significa que ele é um espaço isento de regras.

Se algum brinquedo dispor de estatura ideal para ser utilizado, é imprescindível que isso seja respeitado. Não somente a altura, como idade também, ou seja, esse tipo de determinação deve ser seguido à risca para evitar que as crianças se machuquem.

3. Verifique se o parquinho possui piso seguro

Os pisos para playgrounds devem ser seguros. Não é aconselhável deixar as crianças brincando em superfícies de concreto, pedras ou asfalto, pois esse tipo de piso não amortecerá as quedas, caso elas aconteçam.

O mais indicado é que os parquinhos sejam de piso emborrachado de EVA. No entanto, caso esse playground seja instalado em ambientes como pracinhas e condomínios com outros tipos de piso, a atenção deve ser redobrada.

4. Tenha atenção às superfícies dos brinquedos

Em climas ensolarados é muito comum que alguns brinquedos possam ficar com a temperatura extremamente elevada, causando queimaduras na pele das crianças.

Outro fator de atenção são nos dias posteriores à chuva, ou seja, é fundamental checar se o playground não está molhado, evitando as possíveis quedas.

5. Não esqueça de ficar de olho

Ainda que todas as recomendações anteriores sejam seguidas, a melhor maneira de prevenir acidentes é ficar de olho durante a brincadeira.

É importante estar atento o tempo todo e não tirar os olhos das crianças. Lembre-se que todo pequeno acidente pode se tornar ainda maior se não houver um adulto no local que possa agir rápido em imprevistos.

Coloque a segurança sempre em primeiro lugar!

Levar a criançada para brincar no parquinho é uma excelente maneira de passar o final de semana ou as férias da escola.

Contudo, a segurança deve estar sempre em primeiro lugar, para evitar qualquer tipo de acidente que possa estragar esses momentos tão importantes.

Aqui na Best Play, você encontra todas as dicas para montar um playground seguro e tornar a experiência dos pequenos ainda mais divertida. Acesse o nosso site e confira!
Se você gostou deste artigo, não deixe de ler o nosso conteúdo sobre como evitar acidentes no Playground.

Deixe um comentário