Dia dos Pais: Ideias de atividades para aproveitar esse dia especial

Brincadeiras dia dos pais

O pai é o primeiro herói do filho, é ao lado dele que a criança descobre o super poder de um abraço nos momentos de medo, do beijo que cura os machucados e das pequenas brincadeiras que se transformam em grandes aventuras.

Não é à toa que existe uma data para que pais e filhos se divirtam e comemorem de diversas maneiras. Por isso, esse dia é tão importante para ressaltar o quanto essa relação é única e especial.

Para as crianças, contar com a presença da figura paterna nas pequenas tarefas do dia-a-dia, é fundamental para um melhor desenvolvimento e estabilidade psicológica. Isso é o que afirma uma pesquisa realizada na USP.

O papel dos pais tem se transformado na sociedade, especialmente nos últimos anos.

A importância afetiva tem crescido cada vez mais e esse comportamento é chamado de paternidade ativa.

Segundo essa mesma pesquisa, a paternidade ativa promove benefícios tanto aos pais, quanto aos filhos que se sentem mais realizados e ligados um ao outro.

Pensando nisso, preparamos algumas ideias de atividades para aproveitar esse dia especial. Por meio delas, os pais e filhos podem brincar juntos e comemorar de uma forma muito mais divertida. Vem conhecê-las com a gente!

8 ideias de atividades para o dia dos pais

Está em dúvida de como se divertir neste dia dos pais? Podemos te ajudar!

Reunimos 8 ideias para que esta data seja memorável. Além disso, essas atividades podem ser realizadas por toda a família. Vamos descobrir quais são?

1. Acampadentro

Já ouviu falar em acampadentro? É um tipo de acampamento que se faz em casa, ou seja, você e seu pai podem organizar tudo sem sair da sala de estar.

Acampar é um ótimo exercício para colecionar as lembranças mais legais e o melhor é que nem precisa dormir. O ideal é aproveitar o máximo de tempo juntos.

Vocês podem montar uma barraca de lençóis, ou caso tenham uma de verdade, a experiência se tornará ainda mais real.

Além da sala, podem ser usados a varanda ou o quintal, por exemplo, isso se não estiver um tempo frio, é claro!

Para montar uma barraca de mentirinha, vale pegar os lençóis e estendê-los com uma corda, sobre as cadeiras ou até mesmo no encosto do sofá. Caso prefiram, podem acompanhar embaixo da mesa.

Nesta atividade, o uso de lanternas auxilia para uma brincadeira muito mais divertida. Isso sem contar que vocês têm a opção de levar jogos, livros de colorir e lanches para o caso da fome apertar.

2. Cinema em casa

Uma outra maneira de se divertir dentro de casa é montar uma sessão de cinema.

Preparem a sala, o balde de pipocas, a bebida de que mais gostam e deem play nos filmes escolhidos.

Nos dias atuais, os streamings são recheados de programações para a família. Vocês podem apostar em um filme longo, ou diversas animações curtinhas.

Quando o filme terminar, aproveitem o tempo juntos para falar das cenas de que mais gostaram, ou até mesmo brincar de ser um dos personagens.

3. Desafio culinário

Pode até ser que você e seu pai já tenham cozinhado juntos em outras ocasiões, mas preparar um prato especial no Dia dos Pais, certamente será uma experiência única.

Aqui vale preparar um prato especial que contenha componentes únicos e só vocês saibam como fazer.

É fundamental que se tenha cuidado em caso de crianças pequenas. O ideal é que elas ajudem nas coisas mais básicas como separar ingredientes, sugerir pratos e experimentar as receitas.

4. Dia de jogos

Para comemorar a data sem perder a energia, que tal um dia inteirinho de jogos?

Neste tipo de atividades são aceitos os mais diversos jogos, desde tabuleiros até atividades no quintal, como futebol, esconde-esconde, pega-pega e demais brincadeiras que tornarão esse dia mais agitado.

Uma excelente opção é apostar em campeonatos nos quais pais e filhos se desafiem ou montem um time em combate aos outros membros da família.

5. Concurso de desenho

Esta ideia é muito interessante, especialmente para as crianças que gostam de desenhar.

A atividade consiste em um concurso, no qual pai e filho devem fazer desenhos e colocá-los para a aprovação de outras pessoas.

Para isto vale contar com desenhos específicos, como “desenhe o seu filme preferido”, ou ilustrações variadas, quando cada um desenha aquilo de que mais gosta.

No final, esses desenhos devem ser guardados como recordação deste dia especial.

6. Ensaio fotográfico da família

Muito diferente do que parece, essa atividade não está relacionada com os ensaios de fotos que fazemos com profissionais da área.

O objetivo aqui é realizar um ensaio caseiro, isto é, fotos tiradas pela própria família.

Vale preparar cenários inusitados e figurinos especialmente para este dia. Os filhos vestem as roupas dos pais e os pais tiram fotos brincando com os brinquedos favoritos dos filhos.

A atividade pode ser feita por toda a família e é uma ótima forma para registrar o momento e poder rever sempre que quiserem.

7. Maratona de contação de histórias

Uma ideia bem bacana e que auxilia no estímulo à leitura, é fazer uma tarde de contação de histórias.

Além dos livros infantis, também é possível criar e recriar histórias para que o dia seja ainda mais criativo. O papai pode ler, enquanto cria o cenário para tornar tudo ainda mais real.

Uma outra opção é você ser o personagem principal e realizar as tarefas que estiverem descritas nos livros.

8. Passeios ao ar livre

Se as ideias para brincar em casa já se esgotaram, que tal sair para passear?

Como o dia é especial, vocês podem almoçar no lugar preferido do papai e depois visitar um parque, onde poderão se divertir muito nos playgrounds.

Uma outra opção ao ar livre é fazer um piquenique recheado de comidas gostosas. Para isso, uma praça também pode ser uma ótima alternativa.

Nesta atividade, o importante é sair para passear e curtir o dia ao ar livre, podendo usar e abusar das opções para agregar a esse momento.

Gostou dessas ideias para o Dia dos Pais? Se quiser conhecer mais brincadeiras, não deixe de conferir o nosso blog da BestPlay e garanta ainda mais diversão para toda a família!

Deixe um comentário