5 dicas para guardar brinquedos!

Veja como guardar brinquedos de uma forma prática!

No final do dia, o quarto fica cheio de brinquedos, todos espalhados depois de horas de brincadeiras da criançada, não é? Para deixar o local bem organizado, contudo, o ideal é ter um lugar específico para guardar tudo e, ainda, incentivar os pequenos a arrumarem as próprias coisas no final do dia, criando, assim, um hábito. 

Neste artigo, você poderá conferir uma lista com 5 dicas especiais que vão ajudar na hora de guardar brinquedos e deixar tudo mais arrumado. Acompanhe!

1. Separe os itens grandes e os pequenos

A primeira dica é categorizar os brinquedos pelo tamanho, assim é possível agrupá-los em caixas e locais específicos. Por exemplo, os itens menores podem ser colocados em caixas de guardar brinquedos, baús, ou até organizados em prateleiras, no caso de coleções de bonecos ou bichinhos de pelúcia.

As peças grandes, por sua vez, podem ser colocadas em caixas maiores ou, se forem muito grandes, separadas em um cantinho no chão.

2. Crie um espaço decorativo para organizar

Os brinquedos não precisam ser guardados e escondidos no final do dia. Pelo contrário, é possível montar um cantinho próprio para isso, que fica bonito e caracteriza o espaço infantil. A dica é colocar prateleiras que estejam na altura da criança, para ajudá-la a conseguir guardar tudo.

O segredo, nesses casos, é manter tudo organizado para que o ambiente fique com um aspecto de arrumado no final da brincadeira.

3. Invista em organizadores e baús

Os organizadores e baús para guardar brinquedos são peças-chave. Eles são bonitos e funcionais, ou seja, ajudam a decorar o quarto, com a importante tarefa de deixar tudo arrumado e tirar o aspecto de bagunça.

Os baús podem ser usados para guardar os itens maiores e ainda decoram o quarto, já que há uma série de modelos disponíveis em formatos bonitos e divertidos. 

Já os organizadores, permitem a separação de cada item, ajudando também a melhorar a visualização do que se tem e evitar deixar algum brinquedo perdido.

4. Separe brinquedos para doação

De tempos em tempos, a criança enjoa dos brinquedos ou eles simplesmente não servem mais para a idade dela. Por isso, é essencial que seja de rotina fazer uma seleção para separar o que não quer mais.

O ideal é procurar manter somente os brinquedos de que as crianças mais gostam, para evitar o excesso e, consequentemente, a perda de foco dos pequenos. Além disso, incentivar a doação do que não se usa mais é um ato nobre e que deve ser estimulado desde cedo.

5. Incentive os pequenos a organizarem as próprias coisas

A organização é um hábito que, quanto mais cedo for incentivado, melhor. A dica é sempre dar funções compatíveis com a idade. Por exemplo, desde o primeiro ano já é possível orientar a criança para que ela coloque os brinquedos na caixa após brincar. Com paciência, ela vai entender, aos poucos, que é preciso guardar tudo após o uso.

Ao longo dos anos, você pode também incentivar a dobrar as roupas, guardar na gaveta e organizar seus pertences. Guardar brinquedos e manter o espaço das brincadeiras organizados fica muito mais fácil quando há o entendimento dos pequenos e a criação do hábito. 

O melhor é que hoje há inúmeros itens e peças decorativas que ajudam nessa função e até deixam a hora de guardar mais divertida.

Conheça aqui algumas peças decorativas que ajudam muito na organização!

Deixe uma resposta