Como ensinar as criança a guardar os brinquedos

Mão de criança encaixando brinquedo

Incentivar a criançada a brincar é muito importante para o seu desenvolvimento intelectual e motor, tanto em atividades que exijam maior esforço físico, quanto aquelas mais tranquilas, com brinquedos dentro de casa.

Entretanto, é importante ensinar desde cedo que os objetos utilizados durante as brincadeiras devem sempre ser colocados no lugar quando a bagunça acabar. Mas como ensinar as crianças a guardarem os brinquedos?

Confira algumas dicas da Bestplay para ajudar nesse processo!

Crie espaços que podem ser facilmente organizados
Se você quer que as crianças guardem os próprios brinquedos, é importante pensar em um espaço em que elas possam organizar tudo facilmente. Um exemplo é a altura onde as coisas devem ser guardadas.

O ideal é que as crianças consigam alcançar o lugar de guardar os brinquedos sem precisar pedir ajuda para os adultos. Por isso, a dica é criar espaços como prateleiras ou até caixotes que fiquem o mais perto do chão possível.

Saiba como montar um quarto de brinquedo ou de criança que seja fácil de organizar!

Utilize baús de brinquedos em sua decoração

Os baús de brinquedos são uma ótima maneira de incentivar as crianças a guardar seus próprios brinquedos, porque, além de ficarem na altura ideal para os pequenos, como falamos anteriormente, eles podem até fazer parte da brincadeira!

Esses baús, conhecidos também como caixas organizadoras, são muito espaçosos e ainda possuem diferentes formatos e cores. Isso faz com que eles combinem com a decoração do quarto no geral e chamem a atenção da criançada.

Alguns exemplos que podem ser utilizados são:

Torne a organização dos brinquedos algo divertido

Outra ótima forma de estimular os pequenos a guardarem a própria bagunça depois das brincadeiras é fazer com que a hora de arrumar o espaço seja mais um momento lúdico, tornando o processo mais divertido.

Essa ideia segue muito os princípios do método Montessori, que podem ser aplicados em casa no dia a dia, fazendo com que a criança aprenda de um jeito mais leve e descontraído que ela faz parte do espaço, ou seja, que ela também precisa que o cômodo esteja organizado para novas brincadeiras.

Assim tanto a organização quanto as brincadeiras se tornam algo mais prazeroso e educativo para elas.

Tenha paciência e incentive a organização diariamente

Para que todas essas dicas funcionem, é preciso de tempo e paciência, além de persistência. Busque incentivar essa organização diariamente de uma forma divertida e descontraída, para que assim os pequenos acostumem desde cedo com a importância de manter as coisas no devido lugar.

Pronto, agora você já sabe diversas dicas de como ensinar as crianças a guardar os brinquedos, fazendo isso de uma forma que seja divertida e prática para os pequenos.

Acompanhe o Blog da Bestplay e saiba mais curiosidades e dicas de brincadeiras, organização, brinquedos e tudo de melhor para a criançada, até a próxima!

Deixe um comentário