Jogos para brincar na rua

Brincar na Rua

Os jogos para brincar na rua marcaram época e, embora a geração atual seja bem mais digital, diversão ao ar livre não é algo que tenha ficado totalmente para trás.

Muitas escolas incentivam esse hábito, pois além de fazer com que as crianças se desconectem um pouco dos eletrônicos, os jogos para brincar na rua também oferecem uma série de benefícios como maior interação social, prática de exercícios físicos e desenvolvimento cognitivo e corporal.

Além disso, os jogos para brincar na rua são uma alternativa para que pais e filhos brinquem juntos, bem como toda a comunidade, criando uma rede de relacionamento ampla, na qual todos possam se divertir em conjunto.

Em razão disso, neste conteúdo, vamos falar sobre ideias de jogos para brincar na rua, para que você possa se inspirar, resgatar as memórias de sua infância e convidar a criançada para fazer parte disso. Vamos nessa?

5 ideias de jogos para brincar na rua

Os jogos para brincar na rua podem ser adaptados às regras de acordo com a atualidade e, por esse motivo, devem ser reinventados sempre que “der na telha”, combinado? Então, vamos conhecê-los!

Queimada

A queimada é um jogo que ultrapassa as gerações. Quem nunca brincou que atire a primeira pedra.

Por se tratar de uma brincadeira que mexe diretamente com a coordenação motora, a queimada é considerada um esporte que, inclusive, faz parte das aulas de educação física na escola.

Funciona assim: as crianças são divididas em duas equipes e quem começa com a bola, deve arremessá-la a fim de acertar o adversário. Caso ele seja atingido, será eliminado, ou seja, vence o grupo que conseguir manter um jogador ao final da competição.

Esse tipo de jogo além de ser uma excelente brincadeira para promover o trabalho em equipe, também auxilia na coordenação motora e raciocínio lógico.

Amarelinha

Todo mundo já ouviu falar desse jogo, não é verdade? Muito popular, a brincadeira de amarelinha consiste em dez quadrados riscados com giz ou tinta no chão, no qual o último chega até o “céu”.

Os quadradinhos devem ser intercalados, ou seja, o número 1 deve ser grande o suficiente para caber um pé, enquanto o dois e o três devem ser pulados com um pé em cada.

Seguindo a sequência numérica, a criança joga uma pedrinha em cada um dos quadrados e pula para ir até o número 10 sem pisar no quadrado no qual a pedra caiu, nem na linha e nem fora. Na volta, precisa fazer o mesmo, porém recolhendo a pedrinha.

Caso encoste em um lugar que não pode ou erre o lance da pedrinha, perde a vez para o próximo jogador.

Com esse jogo, as crianças aprimoram a capacidade física por intermédio do arremesso e do equilíbrio. Essa brincadeira também ajuda na noção espacial dos pequenos, como também no raciocínio lógico e coordenação motora.

Esconde-esconde

O esconde-esconde é um jogo com regras, na qual a principal é que uma criança procure as demais que estão escondidas.

O grupo deve determinar um local para que um dos jogadores feche os olhos e conte até 20, enquanto os outros se escondem. Cada vez que um deles é encontrado, a criança que está procurando corre para o mesmo local onde realizou a contagem, bata e fale a frase: 1,2,3 fulano.

O jogo recomeça com a primeira criança que foi encontrada. Esta deverá contar até 20 e procurar os demais participantes. No entanto, uma das regras consiste em, o último jogador “salvar o mundo”, caso ele chegue no local da contagem primeiro. Se isso ocorrer, o mesmo jogador deverá contar e procurar na nova rodada.

Este tipo de brincadeira ajuda na execução da atividade física, pois envolve o ato de correr para se esconder e também na interação e trabalho em conjunto.

Bobinho

Nesse jogo, um grupo de crianças sorteia quem será o “bobinho” da vez e, com o uso de um objeto, como uma bola por exemplo, vão passando de um para o outro, sem que o sorteado consiga pegá-lo.

Normalmente, o “bobinho” fica dentro de uma roda formada pelos demais e tenta, a todo o custo, pegar o objeto. Caso ele consiga, a criança que estava com o item por último, vai para o meio da roda assumir o papel.

Brincar de bobinho pode ser muito importante para aprimorar o raciocínio, a atenção e a parte estratégica, uma vez que, a criança precisa bolar um plano para conseguir pegar o objeto.

Mestre mandou

O mestre mandou é um jogo para brincar na rua que também já fez muito sucesso pelas gerações. Nele, uma criança deve ser o mestre que dará as ordens aos outros jogadores, dizendo a frase: “o mestre mandou”, ou seja, caso a ordem não venha acompanhada dessa expressão, não precisa ser obedecida.

O jogo demanda muita atenção e, por esse motivo, auxilia na linguagem corporal e na concentração dos pequenos.

Conhece outros jogos para brincar na rua?

Gostou das nossas dicas de jogos para brincar na rua? Conhece mais algum? Comente aqui um que marcou a sua infância e compartilhe esse conteúdo com os amigos.

Não deixe de acessar o nosso blog da BestPlay e garanta ainda mais diversão para a criançada!

Deixe um comentário