6 ideias de atividades para o natal em família

Passar o natal em família

Faltam poucos dias para a época de estreitar os laços afetivos enfim chegar. Sim, o natal está logo ali e este é o momento de repensar as experiências vividas, construir novos objetivos para o próximo ano e passar um bom tempo em família.

Normalmente, durante a semana natalina, os familiares se reúnem para planejar como será a virada do dia 24 de dezembro. Entre a definição de comes e bebes, há algo que não pode faltar: as atividades para o natal em família.

É por meio de jogos e brincadeiras,que a data acontece com muito mais alegria e deixando lindas memórias afetuosas. Por esta razão, para que o seu natal seja ainda mais divertido, deixamos aqui 6 ideias de atividades para o natal em família. Acompanhe!

Brincadeiras de natal: Conheça 6 ideias de atividades para este dia.

As brincadeiras de natal são as responsáveis pela coleção de momentos divertidos entre os familiares. Nada melhor que reunir adultos e crianças em uma mesma atividade para passar essa data ainda mais unidos.

Tem amigo secreto, show de talentos, mimica natalina, entre outras ideias para você se inspirar. Vamos conhecê-las?

1. Amigo secreto

Quem nunca brincou de amigo secreto? Esta é a brincadeira que mais representa o natal. O mais legal dessa atividade é que toda família pode participar, desde as crianças, até os adultos.

Para que ela aconteça, basta sortear com antecedência o nome dos integrantes da família e comprar um presente para a pessoa que você tirou no sorteio.

No dia da ceia, para revelar quem é o amigo secreto, as características do integrante são faladas, até que alguém acerte.

Além disso, também é possível brincar de amigo da onça, comprando presentes que as pessoas não gostariam de ganhar e deixando-os em uma mesa.

Uma pessoa é sorteada e escolhe o presente mais interessante para ela, porém os próximos sorteados podem “roubar” este presente.

Quem teve o presente roubado, pode retornar à mesa e escolher outro. ou até mesmo roubar de outra pessoa, esse será o amigo da onça.

2. Contos de natal

Esta atividade pode ser feita durante a refeição, ou quando todos estiverem reunidos na sala.

O objetivo é que uma pessoa inicie um conto de natal, fale um pouco sobre ele e passe a vez para a pessoa à sua direita, que deve continuá-lo. A pessoa seguinte faz o mesmo, até que todos os integrantes participem.

Cada pessoa tem a missão de acrescentar novos personagens e elementos, desenvolvendo assim, a história de forma criativa. Ao final podemos ter uma super história nataliana ou um conto totalmente sem pé nem cabeça. O importante é todos se divertirem.

3. Show de talentos

O show de talentos é o momento dos familiares brilharem. Um horário deve ser reservado à noite para que cada um dos integrantes da família apresentem um pequeno show, mostrando suas habilidades.

Neste show vale de tudo, dançar, cantar, fazer piadas, mostrar experiências científicas, dentre tantas outras opções. Todos deverão atribuir uma nota, e vence quem tiver a maior.

O importante neste tipo de atividade é que todos sejam imparciais e elogiem uns aos outros.

4. Passe o presente

Assim como na brincadeira da “batata quente”, o “passe o presente” tem as mesmas regras.

Você deve pegar uma caixa vazia, desenvolver uma embalagem bem bonita com laço, e ela será passada de mão em mão, como na batata quente.

A família formará um círculo e uma única pessoa deverá ficar de fora da roda e responsável por colocar e parar a música.

Quando a música parar, a pessoa com o presente na mão é eliminada. Ganha a brincadeira quem ficar por último.

5. Mimica natalina

Uma outra brincadeira bem conhecida, especialmente pelas famílias, é a mímica. Ela pode ser adaptada para o natal, com uma lista com várias categorias relacionadas ao natal: filmes natalinos, comidas, objetos, dentre outras.

Os itens devem ser escritos em papéis, dobrados e colocados dentro de um pote ou até mesmo do gorro do papai noel.

A família é dividida em duas equipes e a cada rodada, uma equipe tira o papel e faz a mímica para a outra equipe adivinhar. Ganha a equipe com mais acertos.

6. Verdade e mentira

Essa brincadeira é muito conhecida pelas pessoas e pode ser levada para o natal. Quem participar deve contar duas breves situações, sendo uma delas verdadeira e outra falsa.

Os participantes deverão ouvir as duas versões e adivinhar qual delas é verdade e qual é mentira.

Podem ser premiados:

  • as pessoas que disfarçaram melhor;
  • quem contou as histórias mais engraçadas;
  • a pessoa que mais desmascarou as situações falsas.

Deixe o seu natal ainda mais divertido!

Com essas 8 ideias de atividades, o seu natal em família ficará ainda mais divertido! Comente aqui se você tem mais sugestões e compartilhe este conteúdo com outras pessoas que buscam por ideias para tornar o natal ainda mais divertido.

Você também pode clicar aqui e conhecer outras atividades para esta época tão esperada por todos nós. Nós da BestPlay desejamos um feliz natal!

Deixe um comentário