O que é gangorra e qual a história dela?

saiba a história da gangorra e o que é esse briquedo!

Brincar no parquinho é uma das atividades preferidas das crianças. Mas dentre tantos brinquedos novos, alguns são clássicos e não saem da preferência dos pequenos. E a gangorra é um desses brinquedos mais amados e que não podem faltar em um playground. Você sabe o que é a gangorra e a origem dela?

Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre a gangorra infantil, saber qual a história dela e porque é um dos brinquedos favoritos da criançada.

O que é gangorra?

A gangorra é um brinquedo clássico que compõe o playground. Basicamente, é uma placa estreita, com um apoio no centro. Para brincar, cada pessoa senta em uma ponta da placa, deixando-a no mesmo nível. 

A brincadeira consiste em dar o impulso, enquanto um lado da gangorra sobre, o outro desce e assim sucessivamente. Ela é conhecida com vários outros nomes pelo Brasil, como joão-galamarte, zanga-burrinha, zanga-burrinho ou, ainda, balanço.

De onde veio a gangorra?

Não se sabe muito bem de onde veio a gangorra. Mas o que se sabe, é que há registros de peças parecidas desde a Grécia antiga, mas a brincadeira, mesmo, de subir e descer existe desde o ano de 1704, sugerindo que o brinquedo tenha sido de fato criado nessa época.

Esse modelo clássico ainda  existe e é amado pelas crianças no playground. O ato de subir alto e descer é pura adrenalina e os pequenos adoram. 

Gangorra infantil: quais são os tipos?

Apesar da gangorra clássica ser um sucesso, para que a brincadeira seja segura, é preciso de duas pessoas que tenham mais ou menos o mesmo peso para balançar. Por isso, os modelos do brinquedo foram evoluindo e, hoje, é possível encontrar modelos em que a criança pode brincar sozinha.

O modelo de gangorra individual geralmente é indicado para crianças a partir dos 12 meses. Normalmente são modelos de plástico, seguros por ter a base mais larga, com formatos divertidos que deixam o ambiente de brincar mais feliz e convidativo. Eles também são coloridos e é possível escolher uma cor que combine com o quarto ou com a brinquedoteca.

Gangorras de ambiente interno com capacidade para 2 ou mais

As gangorras internas não precisam ser só individuais. Há modelos com capacidade para 2 ou até 3 pessoas. É ótimo para quem tem mais de um filho que têm mais ou menos a mesma idade, para todos se divertirem sem deixar ninguém de lado!

Modelos clássicos para área externa

Se você tem uma área externa em casa, fazer um playground é uma ótima ideia. Para isso, uma gangorra clássica é indispensável. Elas podem ser duplas, para caber dois pares de crianças.

A gangorra é um item que não pode faltar na hora da diversão da criançada. Seja os modelos individuais, clássicos ou triplos, o que vale é a hora da brincadeira e a alegria dos pequenos.

Agora que você já sabe o que é gangorra e quais são os tipos que podem compor cada espaço, que tal conhecer todas as opções? No site da Bestplay tem várias opções incríveis para colocar em casa, na brinquedoteca ou na sua área externa.

Deixe um comentário