Piso para playground: como escolher o melhor?

criança brincando no playgroud
criança brincando no playgroud

Fonte: Raw Pixel

Montar um playground não é uma tarefa fácil. Seja para seu prédio, casa ou condomínio, na região interna ou externa, existem diversos itens que precisam estar presentes no quesito segurança e conforto para receber as crianças que irão brincar ali.

E um dos elementos mais importante para o playground é o piso. Mas, como escolher o melhor? Se você está procurando por um piso para playground veio ao lugar certo! Neste post, nós, da Bestplay, vamos falar sobre os principais tipos de piso disponíveis no mercado. Vamos lá?

1 – Piso emborrachado

O piso emborrachado é utilizado em playgrounds tanto em ambientes fechados como abertos. É uma opção segura e confortável, principalmente para crianças menores. É produzido com material antiderrapante e atóxico, geralmente E.V.A. (etileno, vinil e acetato). Este material também é antiabrasivo, o que amortece os impactos de quedas.

Outra vantagem desse tipo de piso é a sua atuação como um isolante térmico, o que dá mais conforto às brincadeiras mesmo durante o verão. O piso emborrachado é de fácil manutenção: basta limpar as peças com um pano úmido ou com água e sabão, e deixá-las secar em temperatura ambiente, de preferência à sombra.

2 – Grama sintética

Outro piso que também pode ser colocado em todos os tipos de ambiente é a grama sintética. Além de ter uma manutenção prática e uma alta durabilidade, este tipo de piso também tem uma camada de amortecimento chamada “shock-pad”, que fica localizada entre o tapete de grama e o solo, aumentando ainda mais a segurança.

Sua manutenção é bem fácil, basta lavar com água e uma vassoura para deixar tudo limpo! Por aqui, na Bestplay, temos algumas categorias de grama sintética para o seu playground. Dê uma olhadinha lá para saber mais!

3 – Piso de manta vinílica

Os pisos de manta vinílica imitam os de madeira, com a vantagem de se poder montar um ambiente lúdico para a criançada, com uma grande variedade de imagens de bichinhos ou desenhos para brincadeiras, como a amarelinha. É mais indicado para ambientes fechados, como em prédios, hotéis e creches.

chão de creche com piso de manta vinílica

Fonte: Albino Silva

Outra vantagem é oferecer um ambiente mais limpo e saudável, sem a presença de fungos e ácaros. Segundo especialistas, os principais requisitos a serem analisados ligados à segurança do piso são: estabilidade e continuidade da superfície e aspecto não muito rugoso da superfície, sem grande efeito abrasivo.

Não esqueça de verificar se o piso para playground possui o selo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) antes de fechar negócio para garantir a segurança da criançada. Outro fator relevante na escolha do piso para playground é a absorção de calor, que deve ser baixa para permitir o uso confortável do espaço por todos.

Gostou de conhecer os tipos de piso para playground? Ficou com alguma dúvida? Escreva para a gente nos comentários! Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre Como Montar um Playground em Condomínios e Creches. Até a próxima!

Deixe um comentário