Terrible two é a fase dos terríveis dois anos, a famosa “adolescência das crianças”. Pode se manifestar um pouco antes dos dois anos e durar aproximadamente até os três.
Durante esse período, as crianças começam a ter comportamentos mais rebeldes. Por exemplo, querer decidir coisas por conta própria, fazer muitas perguntas, não obedecer às solicitações dos pais e ter explosões de fúria e choro.
Isso acontece porque elas estão se descobrindo como indivíduo e desejam manifestar seus gostos, vontades e preferências, porém ainda não têm maturidade para se expressar.
Os terrible two deixam quase todo papai ou mamãe de primeira viagem perdido e angustiado, sem saber ao certo como agir. Se é o seu caso, hoje trouxemos dicas essenciais para você passar por essa fase do seu filho com mais tranquilidade.
Como ajudar filho com estudo?!
Tenha paciência
Essa dica é um pouco óbvia, porém não deixa de ser poderosa. Ter paciência é a chave para enfrentar a fase terrible two sem enlouquecer.
Não dá para ceder a todas as vontades do pequeno, porque isso apenas reforça a birra e o comportamento rebelde. Por outro lado, perder o controle e gritar com a criança pode piorar a situação, deixando ela ainda mais estressada e assustada.
A melhor estratégia quando seu filho tem uma crise de raiva ou irritação é não dar muita atenção para a situação e simplesmente esperar passar. Assim, ele vai entender que não adianta chorar ou espernear para ter o que quer, já que isso não funciona com você.
Converse com calma
Depois que a crise passar, tente conversar de forma tranquila com seu filho. Sente com ele ou abaixe-se na altura dos seus olhos para que ele possa prestar atenção na conversa.
Fale sobre a situação que acabou de acontecer e explique por que você negou seus pedidos, dando motivos claros e objetivos (por exemplo, ele poderia se machucar mexendo no fogão). Pergunte à criança por que ela ficou irritada, se tem algo que está deixando ela frustrada, e como você pode ajudar.
Como ensinar criança a arrumar o quarto? Veja dicas!
Essa é a hora de acolher o pequeno, mas também de educar. Por isso, o diálogo claro e tranquilo é o melhor caminho para resolver conflitos e prevenir futuras crises típicas do terrible two.
Dê atenção e carinho
Algumas crianças manifestam a necessidade de carinho e atenção na forma de comportamentos rebeldes. Entao, se você anda muito atarefado e sem tempo, observe se as crises não são motivadas pela falta de atenção.
Mesmo quando o pequeno começa a negar carinho e afeto na fase do terrible two, saiba que, na verdade, ele está apenas tentando lidar com as próprias emoções. Por isso, não poupe abraços, beijos e colo quando ele não se opor.
Separe um tempo livre diariamente também para conversar, brincar, passear, ler histórias e fazer atividades lúdicas junto à criança. Assim, ela receberá a atenção e o afeto de que precisa para se desenvolver de forma saudável.
Mantenha uma rotina estável
Agora, pode parecer mais difícil aplicar essa dica. Porém, seguir uma rotina fixa e estável é muito importante para evitar as crises do terrible two.
A rotina organiza as emoções e os pensamentos da criança, deixando ela mais tranquila e menos ansiosa. Por outro lado, mudanças na rotina podem gerar cansaço, fome, sono, confusão e frustração, entre outras vários sentimentos que podem despontar em uma crise.
Ou seja, mesmo estando em casa, não deixe de organizar o dia a dia do pequeno, cuidando da alimentação, do sono e do seu tempo livre.
Saiba como ensinar as criança a guardar os brinquedos!
Conclusão
A boa notícia é que os Terrible Two é só uma fase, e ela passa brevemente. Então, não se desespere e tente compreender o momento do seu filho. Se for preciso, peça ajuda dos familiares e também do seu pediatra para saber como agir.
Até a próxima!
Deixe um comentário