Como montar um cantinho de brincar na sala de estar

Cantinho de brincar na sala

Quem mora em um apartamento ou casa pequena tem a ideia de montar um cantinho de brincar na sala de estar para que a família possa se divertir com a criança ou fazer com que os coleguinhas dele brinquem sem precisar se espalhar por outros cômodos.

No intuito de deixar o ambiente sempre organizado e totalmente atrativo, algumas ideias poderão ser colocadas em prática que ajudam a fazer desse lugar um espaço rico em criatividade e aconchego em horas de descanso.

Se você deseja saber as melhores maneiras para concretizar esse objetivo, não deixe de conferir o que está reservado para o seu conhecimento nos tópicos abaixo. Tenha uma boa leitura!

Delimite o local e defina o piso

Do mesmo jeito que é interessante construir um espaço para o que o pequeno possa estudar e ser responsável com os deveres da escola, é importante também ter um espaço que proporcione o divertimento dele. Afinal, desde cedo é necessário fazer com que ele aprenda a dividir o tempo e ter senso de responsabilidade.

Portanto, defina um cantinho de brincar na sala e faça com que ele tenha um aspecto diferente, com o intuito de diferenciá-lo das outras partes do lar. Alguns costumam usar o piso vinílico, pela questão do conforto térmico e diminuição de ruídos. Outros preferem os de emborrachados ou de grama sintética, por conta da fácil instalação e custo-benefício.

Em todo caso, escolha aquela opção que se adequa ao seu orçamento, que deixe a criança completamente confortável e contente com aquele investimento que você fez para ela, pois é imprescindível que ela goste do resultado final.

Valorize o conforto

Pufes, tapetes, almofadas, sempre com uma variação de cores para deixar o cantinho de brincar na sala muito convidativo. É interessante focar em livros, quadros de avisos ou de desenhos e brinquedos educativos que afloram a imaginação dele, desperte o gosto pela leitura e permita que ela tenha ideias criativas.

Garanta a segurança do pequeno

Caso o cantinho de brincar na sala seja perto de uma janela, não esqueça de colocar telas. Se estiver próximo de uma escada, instale um portão de proteção. Verifique também se há tomadas próximas e coloque tampões nelas. É interessante agir de forma preventiva na intenção de garantir a segurança e bem-estar da criança.

Foque na organização do local

Esse é um ponto na construção do cantinho de brincar na sala que definirá a escolha dos móveis e demais elementos daquele ambiente. Afinal, além de se divertir à vontade, o pequeno deve deixar o local organizado ao final do horário de recreação.

Por isso, use prateleiras que separam as categorias de livros, estantes e baús para guardar os brinquedos e outros organizadores. É interessante focar na identidade do espaço. Alguns optam por uma decoração temática ou com personagens que eles se identificam. Vale também focar em peças que combinam entre si e causam uma ótima harmonia visual.

Durante a leitura deste artigo você teve acesso a algumas informações importantes que ajudam o morador a construir um cantinho de brincar na sala de estar. Invista nessas dicas e contribua no desenvolvimento cognitivo da criança.

Gostou deste conteúdo? Não esqueça de deixar seu comentário falando quais são ideias para construir esse espaço na sua casa. Leia também: 5 cuidados com crianças no verão!

Deixe uma resposta