Como Desinfetar Areia De Parque Infantil

Criança brincando em tanque de areia de parquinho

Fonte: Pexels

Quem conhece bem crianças, sabe que passear e brincar em parquinhos é uma das atividades adoradas pelo pequenos. Nesses espaços, os tanques de areia costumam estar presentes e são ótimos para evitar que as crianças se machuquem pois absorvem bem o impacto.

Comuns em playgrounds infantis em escolas, condomínios e espaços públicos, está constantemente no dia a dia dos pequenos. Justamente por isso, não basta só saber escolher o tipo de areia na hora de montar o espaço, é preciso saber higienizá-la corretamente. Caso contrário, dermatites e certas doenças podem aparecer.

A manutenção desses locais deve ser feita regularmente, de preferência a cada dois meses. Separamos algumas dicas de como manter a areia do seu playground limpa. Confira!

Para limpezas pesadas, produtos clorados

Neste tipo de limpeza, é essencial se certificar de que não há crianças por perto. O uso de clorados pode ser agressivo até mesmo para adultos e, por isso, prestar a atenção nas doses corretas é importante para não haver riscos de intoxicação.

Passo a passo da limpeza:

  1. Dissolva 100 gramas de hipoclorito de sódio – tem que ser em pó – em 1 litro de água para cada metro quadrado do tanque de areia que vai ser limpo.
  2. Alternativa: Utilizar 15 colheres de água sanitária, produto mais comum em limpezas, dissolvida em 2,5 litros de vinagre e 5 litros de água a cada metro quadrado do local que deve ser desinfectado.
  3. Aplique a solução (alguma das acimas) no tanque de areia. Conforme você despeja os produtos, mexa a areia para que cada canto seja atingido.
  4. Cubra o tanque com uma lona e deixe descansar por um mínimo de dois dias. Após este tempo, retire a lona e volte a mexer na areia.

Você tem criança pequena? Saiba como fazer um parquinho no quintal de casa!

Limpeza alternativa mais simples

Esse tipo de limpeza é possível realizar utilizando detergente e água. Esta é uma alternativa que exige um pouco mais de tempo por envolver a retirada da areia do local, mas sua eficácia é comprovada.

  1. Esvazie todo o tanque. Com o auxílio de uma pá remova a areia para uma lona e nesse processo fique atento a insetos ou a qualquer coisa que possa apresentar perigo as crianças.
  2. Com o tanque de areia vazio, utilize uma mangueira e um limpador multi-uso para fazer a sua higiene. Após este processo limpe-o novamente com detergente e faça o enxágue do local com bastante água. Espere secar.
  3. Devolva a areia ao tanque (é importante ter a inspecionado cuidadosamente). Após a limpeza, cubra-o com uma lona para garantir que insetos e outros animais fiquem longe.

Realizar a manutenção destes espaços é algo simples, que acaba muitas vezes passando despercebido. A dica é anotar em uma agenda ou local visível quando foi a última higienização e quando deve ser feita a próxima. Assim, fica mais fácil de manter a atenção à regularidade!

Deixe uma resposta