Como ensinar criança a arrumar o quarto

Crianças recolhendo brinquedos no quarto

Seguindo a ideia de dar algumas dicas de organização e de como fazer os pequenos aprenderem a importância de arrumar suas coisas, como no artigo: Como ensinar as criança a guardar os brinquedos, hoje, nós iremos falar como ensinar as crianças a arrumar o quarto!

Assim, trouxemos algumas dicas de organização muito simples e funcionais, para que você possa replicar nos pequenos, de um jeito que eles consigam entender como podem arrumar o seus quartos sozinhos!

Torne a hora de arrumar o quarto uma brincadeira

Assim como guardar os brinquedos deve ser algo divertido, o mesmo se aplica na hora de arrumar o quarto da criançada, entretanto, aqui falamos no quarto como um todo, e não somente nos brinquedos espalhados com as brincadeiras.

O importante é que começar com uma abordagem divertida, mostrando para os pequenos que a organização deve ser uma tarefa legal de ser feita no dia a dia. Assim, você terá espaço para ensinar e ajudar sempre que for necessário.

Forneça um lugar para cada coisa

A didática é essencial para ensinar com eficiência as crianças a arrumarem seus quartos, e para conseguir que elas entendam mais facilmente, é importante conter uma organização mais visual.

Assim, o ideal é que os pequenos vejam que cada coisa tem um lugar específico, que no início ele possa gravar onde pode guardar os objetos. Com isso, fica ainda mais fácil ensinar e ajudar sempre que eles precisarem.

Tenha um amplo espaço de armazenamento

A organização inicial dos pequenos não será perfeita, ou seja, você não poderá exigir tão cedo que ele além de guardar as coisas no lugar, que elas estejam milimetricamente organizadas.

Por isso, é importante que você tenha um amplo espaço de armazenamento disponível, para que assim, no início, os pequenos se preocupar primeiramente em encontrar um lugar para cada coisa, e mais adiante, aprender a organizá-los melhor.

Organize o quarto como um todo

Uma dica muito importante é entender que o “arrumar o quarto” não se refere somente aos brinquedos que a criança vai brincar, mas a todo o cômodo. Assim, é importante enfatizar a importância de arrumar a cama, as roupas, o guarda-roupa e até passar uma vassoura de vez em quando.

Estabeleça uma rotina

Para que esses métodos tenham algum efeito e as crianças aprendam a importância de arrumar o quarto, é essencial que se crie uma rotina diária de organização. Assim, estabeleça um horário do dia (o ideal é que seja final de tarde, após a bagunça diária), para que os pequenos entendam essa organização como parte da rotina.

Comece a ensinar as crianças a arrumar o quarto desde cedo!

Para que as crianças aprendam mais facilmente que é necessário organizar o próprio quarto, o ideal é que isso seja proposto a elas desde cedo, através de estratégias simples e que terão efeito ao longo do seu desenvolvimento.

Antes de arrumar tudo, saiba também como montar um quarto de brinquedo ou de criança, e garanta ainda mais a diversão diária dos pequenos! Até a próxima!

Deixe uma resposta