Terrible Two: veja dicas essenciais para passar por essa fase do seu filho!

Terrible Two

Terrible two é a fase dos terríveis dois anos, a famosa “adolescência das crianças”. Pode se manifestar um pouco antes dos dois anos e durar aproximadamente até os três.

Durante esse período, as crianças começam a ter comportamentos mais rebeldes. Por exemplo, querer decidir coisas por conta própria, fazer muitas perguntas, não obedecer às solicitações dos pais e ter explosões de fúria e choro.

Isso acontece porque elas estão se descobrindo como indivíduo e desejam manifestar seus gostos, vontades e preferências, porém ainda não têm maturidade para se expressar.

Os terrible two deixam quase todo papai ou mamãe de primeira viagem perdido e angustiado, sem saber ao certo como agir.  Se é o seu caso, hoje trouxemos dicas essenciais para você passar por essa fase do seu filho com mais tranquilidade.

Como ajudar filho com estudo? Dicas para a quarentena!

Tenha paciência

Essa dica é um pouco óbvia, porém não deixa de ser poderosa. Ter paciência é a chave para enfrentar a fase terrible two sem enlouquecer.

Não dá para ceder a todas as vontades do pequeno, porque isso apenas reforça a birra e o comportamento rebelde. Por outro lado, perder o controle e gritar com a criança pode piorar a situação, deixando ela ainda mais estressada e assustada.

A melhor estratégia quando seu filho tem uma crise de raiva ou irritação é não dar muita atenção para a situação e simplesmente esperar passar. Assim, ele vai entender que não adianta chorar ou espernear para ter o que quer, já que isso não funciona com você.

Converse com calma

Depois que a crise passar, tente conversar de forma tranquila com seu filho. Sente com ele ou abaixe-se na altura dos seus olhos para que ele possa prestar atenção na conversa.

Fale sobre a situação que acabou de acontecer e explique por que você negou seus pedidos, dando motivos claros e objetivos (por exemplo, ele poderia se machucar mexendo no fogão). Pergunte à criança por que ela ficou irritada, se tem algo que está deixando ela frustrada, e como você pode ajudar.

Como ensinar criança a arrumar o quarto? Veja dicas!

Essa é a hora de acolher o pequeno, mas também de educar. Por isso, o diálogo claro e tranquilo é o melhor caminho para resolver conflitos e prevenir futuras crises típicas do terrible two.

Dê atenção e carinho

Algumas crianças manifestam a necessidade de carinho e atenção na forma de comportamentos rebeldes. Entao, se você anda muito atarefado e sem tempo, observe se as crises não são motivadas pela falta de atenção.

Mesmo quando o pequeno começa a negar carinho e afeto na fase do terrible two, saiba que, na verdade, ele está apenas tentando lidar com as próprias emoções. Por isso, não poupe abraços, beijos e colo quando ele não se opor.

Separe um tempo livre diariamente também para conversar, brincar, passear, ler histórias e fazer atividades lúdicas junto à criança. Assim, ela receberá a atenção e o afeto de que precisa para se desenvolver de forma saudável.

Mantenha uma rotina estável

Agora, durante a quarentena, pode parecer mais difícil aplicar essa dica. Porém, seguir uma rotina fixa e estável é muito importante para evitar as crises do terrible two.

A rotina organiza as emoções e os pensamentos da criança, deixando ela mais tranquila e menos ansiosa. Por outro lado, mudanças na rotina podem gerar cansaço, fome, sono, confusão e frustração, entre outras vários sentimentos que podem despontar em uma crise.

Ou seja, mesmo estando em casa, não deixe de organizar o dia a dia do pequeno, cuidando da alimentação, do sono e do seu tempo livre.

Saiba como ensinar as criança a guardar os brinquedos!

Conclusão

A boa notícia é que os Terrible Two é só uma fase, e ela passa brevemente. Então, não se desespere e tente compreender o momento do seu filho. Se for preciso, peça ajuda dos familiares e também do seu pediatra para saber como agir.

Até a próxima!

Deixe um comentário