5 atividades de artes para educação infantil

Crianças desenhando no chão.
Crianças desenhando no chão.

Fonte: Pinterest

Pensar em atividades artísticas para atrair a atenção da criançada não é uma tarefa muito fácil, pois é preciso ter muita criatividade e jogo de cintura para ensinar, entreter e divertir os pequenos.

Pensando nisso, nós, da Bestplay, selecionamos 5 atividades de artes para educação infantil. Vamos conhecê-las!

1 – Pintura ao ar livre

Incentive as crianças a fazerem arte ao ar livre: vale desenhar e colorir até uma calçada ou um muro, inclusive em lugares como a própria escola. Elas vão adorar a experiência de pintar em uma posição diferente, com texturas e cores variadas.

Outra opção é levar os pequenos para um parque ou uma praça. Separe cadernos de pintura, tintas, pincéis e copos com água. Peça a eles que desenhem o que estão vendo, como a natureza ao redor.

2 – Caça ao tesouro

Organize uma caçada ao tesouro no pátio da escola, onde os alunos devem decifrar e seguir as pistas até encontrar o prêmio. O “tesouro” pode ser qualquer mimo que vá alegrar as crianças, desde doces até brinquedos.

Mas para que essa atividade seja mais artística, que é a proposta das nossas dicas, divida a sua turma em duas equipes, para que cada grupo de crianças desenvolvam seu próprio tesouro e pistas para a equipe adversária.  Não esqueça de ajudar os pequenos com dicas para a elaboração!

3 – Acerte o alvo

O ponto artístico dessa brincadeira está em deixar com que as próprias crianças criem o alvo e os objetos de arremesso. A atividade de acertar o alvo pode ser realizada de diferentes maneiras:

Uma delas é desenhar o alvo no chão, que pode ser tanto no pátio da escola como em uma pracinha. Em seguida, separe alguns objetos que podem ser utilizados para arremessar no alvo. Uma dica é levar os alunos em uma praça para que eles mesmos juntem gravetos (para desenhar o alvo na areia) e pedrinhas.

Outra opção é usar latas e bolinhas, que inclusive é uma das brincadeiras mais conhecidas de festas juninas, junto com a boca do palhaço, que também se enquadra os jogos de acertar um alvo.

4 – Carimbos variados

Outra boa ideia para introduzir diferentes métodos artísticos é buscar por materiais para fazer carimbos, pois é uma ótima atividade para desenvolver a criatividade.

Você pode utilizar os seguintes itens: talheres de plástico, rolos de papel higiênico, botões, tampinhas de garrafas, rolhas, esponjas de cozinha ou de banho, algodão e plástico bolha.

Em seguida, estenda uma grande folha de papel craft ou cartolina branca no chão e distribua as tintas coloridas em bacias para que os pequenos consigam mergulhar os objetos e pintar.

5 – Dobraduras (origamis)

A arte milenar japonesa de fazer dobraduras em papel vai encantar os seus alunos. Além de uma atividade divertida, fazer origamis ajuda a melhorar a concentração, a memória e a coordenação motora. Como as dobraduras apresentam diferentes níveis de dificuldades, é possível fazer essa atividade com crianças a partir de 4 anos.

As dobraduras são feitas a partir de um papel quadrado, cujos lados podem ser de cores iguais ou diferentes. O papel mais adequado para a realização das dobraduras é chamado de papel espelho e possui faces de cores diferentes, com um dos lados em branco.

Veja algumas dobraduras com o passo a passo no vídeo origamis para crianças.

Gostou de conhecer as 5 atividades de artes para educação infantil? Outras atividades também são indispensáveis para alimentar a criatividade das crianças, como o teatro na educação infantil.

Não esqueça de comentar o que achou das nossas dicas e compartilhá-las com outros educadores. Até mais!

Deixe um comentário