O que seria o modelo de creche ideal? Um dos maiores questionamentos dos pais ao procurarem um local para deixar seus filhos é na qualidade do lugar. Por conta disso é muito importante que, além da didática aplicada, dos profissionais responsáveis e da estrutura do local, investir na decoração e na estrutura da creche.
Para isso, contamos com algumas dicas decorativas e funcionais perfeitas para criar o modelo de creche ideal, ganhando mais confiança dos pais e criando um ambiente perfeito para o melhor desenvolvimento das crianças.
Cores para usar em creches
As cores são, sem dúvidas, uma das partes mais importantes na decoração da creche. Elas ajudam a estimular a imaginação das crianças, além de incentivar diferentes sensações que ajudam no desenvolvimento destas.
Por conta disso, há uma área de estudo que envolve a psicologia das cores, cujo intuito é de explicar as diferentes sensibilidades que cada cor pode proporcionar. Confira as principais:
Vermelho
O vermelho é uma cor estimulante que pode provocar maior agitação e sentimentos de calor, paixão, fúria, entre outros. Por conta disso, não é uma cor muito recomendada para quartos infantis, porém pode ser aproveitado em locais como creches, buscando incentivar as crianças quando as energias já estiverem acabando.
Azul
O azul é conhecido por proporcionar sensações de calma e tranquilidade, sendo de extrema importância nas creches. A creche pode contar com um cômodo todo em tons de azul, sendo este perfeito para resolver brigas ou acalmar bebês e crianças que estão chorando.
Amarelo
O amarelo é uma cor importante que deve constar em todos ambientes da creche. Ela estimula o intelecto e ajuda no desenvolvimento cerebral. Além disso é uma cor que combate a depressão e o mau humor, fazendo com que tanto os funcionários quanto as crianças tenham uma rotina mais animada.
Verde
A cor verde também pode estar em abundância na decoração da creche. Esta cor é conhecida por representar a natureza, e assim, criando um ambiente calmo. Além disso é considerado uma coloração que incentiva o intelecto.
Móveis ideais para creche
Os móveis da creche tem de ser pensados principalmente para as crianças. A ideia é que elas próprias consigam alcançar brinquedos e livros que estão a disposição delas no local. A ideia segue o modelo dos móveis montessorianos, o qual defende que a interação é o mais importante.
É preciso esquecer os brinquedos eletrônicos que brincam sozinhos e estimular que as crianças interajam com brinquedos e brincadeiras que incentivem o desenvolvimento motor e intelectual.
Cuidado onde pisa: como deve ser o chão na creche
Ao se tratar de crianças e bebês, temos de pensar que nos primeiros anos estas ainda não estão totalmente preparadas e dominam a arte de caminhar. Por isso é muito importante que o chão seja feito de algum material que amortece quedas, além de possibilitar que as crianças usem as mãos para engatinhar e tentar ficar em pé.
É muito importante pensar, principalmente, no piso do playground da creche, pois este será o local onde as crianças estarão mais agitadas e mais propícias a cair. Você pode optar por diferentes tipos de pisos para playground que se adaptem melhor ao estilo da sua creche.
Como criar o seu próprio modelo de creche
Além de considerar essas dicas baseadas em modelos de creches que já existem, você deve desenvolver o local pensando em como as crianças irão interagir nele. A ideia é incentivar e ajudar no desenvolvimento delas, fazendo com que o espaço seja um complemento do seu aprendizado no local.
Deixe um comentário