8 ideias de atividades para o dia das crianças

Atividades para o dia das crianças

O Dia das Crianças é uma data muito esperada pelos pequenos e normalmente pais e professores se programam para tornar esse dia ainda mais atrativo e especial.

A data é celebrada em 12 de outubro, mas é muito comum vermos por aí a chamada: semana das crianças, na qual a programação da TV muda e fica repleta de filmes infantis, a escola se organiza para dias de brincadeiras e o comércio se prepara para a venda de brinquedos.

Independentemente de quantos dias, o fato é que é preciso se preparar para oferecer o melhor aos pequenos nessa data que é toda deles, não é verdade?

De A a Z

Pensando nisso, reunimos aqui, 8 ideias de atividades para o dia das crianças. Não fique de fora e confira!

Por que o dia das crianças é importante?

O Dia das Crianças é uma data que celebra a infância, etapa marcante do desenvolvimento e exploração do mundo. É durante esse período que as crianças vivem as primeiras experiências no ambiente escolar, aprendem coisas novas, e ficam cheias de curiosidades.

Por esta razão, a comemoração desta data é o que permite que os pequenos se identifiquem no espaço em que ocupam, e se sintam pertencentes a ele.

Portanto, comemorar o Dia das Crianças é uma forma de homenageá-las, proporcionar um ambiente mais acolhedor e ainda garantir uma semana repleta de lazer e diversão.

São nos momentos de brincadeira e interação que os pequenos desenvolvem as competências e habilidades fundamentais, como atenção, criatividade, imaginação, raciocínio e a socialização.

As experiências vividas durante a infância, implicarão diretamente na vida adulta, por isso o Dia das Crianças é tão importante.

8 ideias de atividades para o Dia das Crianças

Agora vamos conhecer as 8 ideias de atividades para este dia tão especial. Vamos lá?

1. Sessão de Cinema

Uma atividade que agrada crianças de todas as idades é a sessão de cinema, que pode ser feita na escola ou em casa.

A ideia é selecionar os filmes preferidos dos pequenos, deixar a sala escura e aproveitar a sessão com pipoca e guloseimas. As crianças vão amar!

2. Oficinas manuais

As crianças, especialmente as menores, adoram “por a mão na massa”, ou seja, atividades manuais sempre despertam o interesse.

Por isso, as oficinas são excelentes alternativas para aproveitar esse dia. Abaixo, algumas sugestões:

3. Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade simples de ser realizada e chama muito a atenção das crianças.

Ela consiste em criar pistas para que os pequenos encontrem o objeto estipulado, que pode ser desde um brinquedo até um doce. O importante é que as crianças sintam curiosidade em procurar por aquilo que as interessa.

Nesta atividade é interessante criar um mapa para que os pequenos imaginem onde os objetos estão escondidos.

4. Piquenique

As crianças amam programas ao ar livre, então aproveitando que outubro é um mês de calor, que tal fazer um piquenique?

Para isto não é necessário investir muito. O ideal é levar alguns comes e bebes como lanches, frutas e sucos e jogos de tabuleiro para distrair os pequenos enquanto comem.

Esta atividade pode ser feita tanto ao ar livre, como é o caso de praças e parques, ou até mesmo no quintal de casa ou da escola. A imaginação é quem manda!

5. Acampamento

A maioria das crianças se atraem por fazer atividades que despertam a curiosidade, e o acampamento é uma delas.

É possível acampar em diversos lugares, desde a garagem de casa até o pátio da escola. Normalmente, os colégios investem no chamado “acampadentro” para que as crianças passem um dia diferente sem precisar sair do ambiente de aprendizagem.

6. Caixa dos sentidos

Uma brincadeira muito divertida para o Dia das Crianças é a caixa dos sentidos. Para esta atividade é preciso pegar uma caixa de papelão, fazer dois furos – um em cada lateral – e colocar diversos objetos curiosos dentro dela.

O objetivo é desafiar as crianças a adivinhar quais são os itens que estão ali, colocando as mãos nos buracos.

Quem descobrir primeiro, ganha um ponto e ao final, quem juntar mais pontos é o vencedor.

7. Jogo de tabuleiro

Que tal fazer um dia inteiro de jogos, valendo prêmios? Este tipo de atividade, além de ser simples de organizar, ainda auxilia a criança a desenvolver o raciocínio lógico.

Jogos de tabuleiro como dama, corrida e xadrez, faz com que os pequenos despertem o espírito esportivo e deem o seu melhor para interagir e vencer.

8. Brincadeiras no playground

Esta atividade não podia faltar, não é mesmo? No Dia das Crianças, um programa e tanto é levá-las para brincar no playground.

Seja nos parques, praças ou qualquer espaço infantil, os pequenos gastarão energia e ainda irão interagir com outras crianças, tornando o dia ainda mais divertido.

Gostou dessas ideias de atividades para o Dia das Crianças? Se quiser conhecer mais brincadeiras, não deixe de conferir o nosso blog da BestPlay e garanta ainda mais diversão para os pequenos!

Deixe um comentário